sábado, fevereiro 18, 2006

Gazeta do Cenjor II

Afinal a Gazeta do Cenjor não vai ter vida longa; o projecto terminará no próximo número que coincidirá com o fim do curso de Jornalismo de Ciência e Tecnologia. Fico à espera do número 2 e desejo o maior sucesso para os recém-formados jornalistas.

Arbitragem em discussão

Uma das vantagens da ocorrência de acontecimentos negativos é a do poder que têm em provocar reflexão autocrítica e também a de possibilitar valorizar coisas a que estamos habituados a ter e que parecem fazer parte da ordem natural. A questão das caricaturas dinamarquesas fez-me lembrar como é importante a liberdade de expressão e como esta poderá estar em risco a avaliar por algumas reacções públicas por parte de responsáveis políticos. As fraudes científicas de Hwang e Sudbø tiveram eco na comunicação social, tendo mesmo, a de Hwang, forte impacto social e político. As revistas em que os resultados falseados foram publicados são conceituadíssimas, com factores de impacto enormes o que é reflexo do rigor colocado na revisão dos trabalhos que são propostos para publicação. Mesmo assim, surgiram estas fraudes (provavelmente haverá mais; acho que foi Hitchcock que disse que o crime perfeito existe mas como é perfeito não tomamos conhecimento dele) e uma das reacções na comunidade científica foi a de começar a questionar os métodos de revisão dos trabalhos submetidos (esta é uma boa consequência a que me referia no início). O último número da Nature vem com várias cartas, algumas das quais com sugestões radicais como a introdução das forças do mercado para melhorar o sistema, a diminuição do número de publicações para evitar a divulgação de trabalhos inúteis (considerados também como uma forma de fraude), auditoria a resultados publicados, defesa de maior contacto entre "referees" e editores (de facto aconteceu-me a mim como "referee" discordar de uma afirmação particular no artigo analisado que não foi tido em conta pelo editor sem que me tivessem sido dadas explicações).
Das reacções que li, nenhuma pôs em causa o sistema de revisão pelos pares (esta é a segunda: valorização do que temos; apesar de tudo, a ciência é das actividades humanas mais abertas à discussão com constantes avaliações dos resultados publicados), no entanto foram apontadas muitas deficiências que são sentidas por todos. Para mim, parece-me que uma maior abertura do sistema de revisão por árbitros, tornando-o mais transparente, com maior contacto entre os intervenientes no processo será inevitável (o extremo destas alterações será a aplicação da filosofia "open access" ao sistema, de que já dei referência anteriormente.

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Gazeta do Cenjor


Num país em que se divulga muito pouco (se pesquisarmos na internet qualquer assunto científico em português, o que surge é quase exclusivamente brasileiro), é de saudar a iniciativa da criação duma gazeta de divulgação de Ciência e Tecnologia, dirigida por Fernando Cascais. A iniciativa partiu de um grupo de estudantes de jornalismo de Ciência e Tecnologia do Cenjor ligados à ciência; de acordo com a sua declaração de apresentação da publicação, "espiolhámos o mundo que nos rodeia com olhos de jornalistas e não como cientistas, que somos ou já fomos ". Com aspecto gráfico simples e linguagem acessível, esta publicação pode contribuir para a abertura da comunidade científica à sociedade (não consegui ainda perceber o modo de divulgação da revista, o que pode ser importante). Desejo longa vida à Gazeta do Cenjor e fico à espera do número seguinte em finais de Fevereiro.

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

Arbitragem "open access"

No pouco tempo que me resta no meio das actividades lectivas e de avaliação, a navegação por blogues ajuda a encontrar assuntos interessantes (as leituras vão-se adiando...). É o caso do conceito "open access" estendido aos revisores dos artigos submetidos por parte da revista Biology Direct, que encontrei no blogue sciencebase de David Bradley. Esta revista que se orgulha de servir a comunidade científica com artigos sempre de acesso livre, com arbitragem científica e online, acaba de anunciar um novo sistema de arbitragem. As alterações são drásticas: autor responsável pela obtenção dos relatórios dos "referees", via corpo editorial da revista; processo de arbitragem aberto em vez de anónimo; e publicação dos relatórios produzidos pelos "referees" juntamente com o artigo. As vantagens são evidentes a nível da responsabilização do processo de arbitragem e de possível tendência para a imparcialidade. Obviamente, não vai resolver os problemas com que nos deparamos, com alguma frequência, de abusos na arbitragem. No entanto, pode ser que alguma coisa mude para melhor no rescaldo do escândalo Hwang.

segunda-feira, fevereiro 06, 2006

Moment of Science: Metabolism of Evolution Information in the Blogosphere


Moment of Science: Metabolism of Evolution Information in the Blogosphere.
O metabolismo da informação na blogosfera representado graficamente no blogue Moment of Science. Há muitas vias metabólicas específicas da blogosfera norte-americana, principalmente no que diz respeito há questão criacionismo/evolução. Gostei da enzima Evolutionblog Clarificase que cataliza a conversão de leigos confusos em povo informado e que leva à libertação de fotões, ou seja, faz "luz"!