quarta-feira, abril 30, 2008

Replicação de DNA



Embora seja de procariotas, esta animação e esta são excelentes para perceber a dinâmica deste processo. A do link tem vários modos de visualização: sem proteínas, com proteínas e até o modelo do trombone.

terça-feira, abril 22, 2008

Tóquio

Foto: Image science &Analysis Laboratory, Johnson Space Center

O esplendor nocturno de uma megacidade. Não consigo evitar a associação à fabulosa manga pós-apocalíptica Akira de Katsuhiro Otomo.

segunda-feira, abril 21, 2008

Bacteriófagos

Fagos, para os amigos, os seres biológicos mais abundantes do planeta. Está hoje no APOD.

PCR

A reacção da polimerase em cadeia numa animação didática que dá a perspectiva da reacção a decorrer no tubo de ensaio.

quinta-feira, abril 17, 2008

A cicatriz bioquímica

Enquanto que para a extinção dos dinossauros, a cicatriz é a cratera ao largo da costa mexicana causada pelo impacto de um meteorito, o sulfureto de hidrogénio poderá ser uma cicatriz bioquímica da extinção em massa de há 250 milhões de anos. Na verdade, este composto poderá explicar o sucesso dos sobreviventes desta catástrofe. Está na Seed.

segunda-feira, abril 14, 2008

"Transdução" de sinal

A passagem de um sinal do exterior celular para a alteração bioquímica, morfológica ou funcional de uma célula é complexa devido à estrutura celular e aos mecanismos de regulação da expressão de genes.

Aqui está um exemplo da transmissão de um sinal para o núcleo, em que o alvo é um gene. Está no YouTube, para variar.

sexta-feira, abril 11, 2008

Olho no passado

Um artigo interessante sobre o passado evolucionário do olho da autoria do famoso blogueiro PZ Myers. Atenção aos alunos de Engenharia Biomédica para a referência à proteína G de que falaremos em breve.

Estruturas de proteínas

Um vídeo que ilustra as estruturas de proteínas numa maneira dinâmica e que ajuda a perceber os diferentes níveis de organização intramolecular das proteínas. Está no YouTube.

quarta-feira, abril 09, 2008

"Produtos interactivos de elevado impacto para o ensino superior"

Este é o compromisso da Sumanas, Inc que oferece uma série de animações de grande qualidade e rigor que ajudam imenso na percepção de muitas matérias da biologia (nomeadamente de Biologia Molecular e Celular).

Um exemplo é o ciclo de vida do HIV.
Enjoy.