E que tal um blogue por artigo científico onde a comunidade científica poderia comentar os resultados desse artigo? Esta ideia surgiu recentemente num artigo da revista The Scientist (David Secko. 2005. The power of the blog. The Scientist 19: 37). É entusiasmante pensar que os nossos resultados acabados de publicar poderão ser comentados e discutidos por quem estiver interessado no website do jornal científico em que o artigo acaba de sair.
A blogosfera científica está a mover-se! Muitos investigadores usam blogues como locais de discussão em linha de resultados científicos. É muito interessante esta abertura à discussão em locais de acesso público de resultados de investigação. Será interessante seguir este processo para verificar como se conseguirá gerir a confidencialidade de resultados promissores com a exposição numa discussão aberta em linha e não em encontros científicos que contam como publicações oficiais.
É curioso também o recurso ao blogging por parte de cientistas de empresas farmacêuticas e a convivência, sem conflitos de maior, com as políticas de divulgação de resultados por parte das administrações. É claro que aqui o bom senso parece prevalecer, uma vez que, pelo menos nos casos relatados, houve uma definição clara dos limites de actuação tanto por parte dos bloggers como das administrações.
Tudo isto cheira a coisas novas que poderão surgir na comunicação de ciência!
Sem comentários:
Enviar um comentário