terça-feira, junho 12, 2007

Ambiente alienígena

A iniciativa Café Scientifique de discutir assuntos científicos em ambiente "não científico", como em bares e cafés, tem seguidores em Braga (parece que é o único da Península Ibérica). Parece-me estimulante fazer discussões científicas fora do ambiente formal dos bancos da universidade. Foi o que aconteceu ontem dia 11 no estaleiro cultural Velha-a-Branca com o convidado Hernâni Maia do Departamento de Química da Universidade do Minho e o tema pelo qual tem dedicado os seus estudos: vida alienígena.

Foi um serão excelente a recordar os sonhos de Carl Sagan, os devaneios de Fred Hoyle, o fascínio de Marte e dos marcianos no nosso imaginário e o confronto de ideias na história da ciência. Foi o primeiro em que participei e tenciono não perder mais nenhum.

1 comentário:

Unknown disse...

A Velha-a-Branca é o local ideal para este tipo de sessões, sempre com um ambiente muito descontraído e harmonioso...e pode vir a ser mais interessante no futuro quando os amigos partilharem as suas análises de DNA por PCR, com este inovador Personal DNA Analyzer... (http://www.medgadget.com/archives/2007/06/worlds_first_personal_dna_analyzer.html)

É pena ainda não haver destes na UM ainda...mais um mercado para os gadgets!