terça-feira, dezembro 27, 2005

Mais três genomas

Acabadinhas de sair as sequências completas dos genomas dos fungos filamentosos Aspergillus nidulans, Aspergillus fumigatus e Aspergillus oryzae. A. nidulans é um importante organismo modelo para estudos de biologia celular, A. fumigatus é o bolor mais patogénico (causador de aspergilose) e A. oryzae é usado no oriente na fermentação de alimentos.
Desde que a sequência do genoma de Saccharomyces cerevisiae foi publicada (primeiro eucarionte com o genoma sequenciado) em 1996, os projectos de sequenciação de outros organismos não têm parado de aumentar, culminando na sequenciação dos tão aguardados, numa perspectiva antropocêntrica, Homo sapiens e Pan troglodytes. De acordo com o European Bioinformatics Institute, há 24 arquebactérias sequenciadas, 169 eubactérias, 33 eucariontes (mais 3 a partir de agora), 28 vírus e mais viróides, plasmídeos e DNA de mitocôndrias e cloroplastos.
A informação disponível permite fazer comparações filogenéticas entre seres vivos e é uma ferramenta de trabalho inestimável. Um exemplo disso é o da levedura S. cerevisiae. A base de dados do genoma desta levedura, Saccharomyces Genome Database, é duma facilidade de utilização verdadeiramente fantástica. As actualizações são frequentes com contributos da "yeast community" e já lá estão há muito tempo os dados obtidos com abordagens a nível global de genomas, proteomas e transcriptomas como os "microarrays" (aí está um exemplo do que a informação da sequência de genomas permite fazer).

1 comentário:

Anónimo disse...

olá, sou médica patologista do brasil e gostaria de parabenizar pelo blog... encontrei-o por um acaso e agora faz parte da minha leitura...
parabéns mesmo